Como você começou a aprender Oracle? Posso arriscar um palpite que não foi tão fácil entender de primeira o que é uma instância, SGA, processos background, redo, archive, listener, etc, e além disso ter que assimilar alguns conceitos básicos, como o que é consistência de leitura, processo de rollback, SQL_ID de uma query, e por aí vai.
Quando pesquisamos na internet todos esses conceitos relacionados a arquitetura do Oracle SGBD, notamos que existem uma quantidade imensa de informações, e mesmo sendo uma excelente ferramenta de busca e conhecimento, em alguns momentos pode mais atrapalhar do que ajudar, principalmente porque muitas vezes encontramos todos esses assuntos e conceitos espalhados e isolados, tornando mais difícil ainda entender como tudo isso está relacionado.
É sobre esse assunto que se trata este post, onde será apresentado uma ferramenta como meio de entender mais rápido e principalmente na prática, como tudo isso está relacionado e funciona de forma integrada, sim isso mesmo, uma ferramenta que mostra desde a execução do comando até todo o processamento do SGBD para realizar a busca e entrega da solicitação do usuário.
O mundo de TI é muito abstrato, todos os profissionais desta área sabem disso, e muitas vezes é difícil de explicar em palavras algo que é abstrato e que cada pessoa pode ter o seu próprio entendimento, imagina então ter que explicar para alguém. Parece estranho, mas é um fato, existem excelente profissionais que possuem muito conhecimento e técnica, mas na hora de explicar para alguém, seja em reunião ou informalmente, tem uma grande dificuldade.
Mas voltando no assunto sobre o aprendizado e como absorver as informações de uma maneira mais leve, rápida e dinâmica, sabemos que é importante estudar de uma maneira crescente, começando com algo básico e ir evoluindo gradativamente.
Uma das dificuldades de estudar os processos internos de um banco, é visualizar o que acontece após o ENTER. Se estiver seguindo o nosso Guia de Estudos (se não conhece, clique aqui e confira) ou algum outro material, já se deu conta o quão abstrato são os processos realizados no banco. Neste contexto pensando no aprendizado de uma maneira dinâmica e interativa, foi criado o ORAcle SIMulador (ORASIM), um simulador do banco de dados da Oracle.
O ORASIM, ilustra de maneira simplificada e dinâmica alguns conceitos básicos que acontecem no Oracle a partir de um simples comando SELECT, por exemplo, com o objetivo de ajudar quem está iniciando na área e para quem tem mais experiência, poder revisar os conceitos básicos da arquitetura.
Desta forma com a utilização do ORASIM, a percepção de como funciona um SGBD e o que acontece após a execução de um comando SQL, fica mais simples e fácil de ser compreendido. E o mais legal desta ferramenta é que, embora tenha sido feito baseado em Oracle, os conceitos apresentados (de forma simplificada) podem ser utilizados também no entendimento do funcionamento de outros SGBDs.
Veja abaixo, uma pequena demonstração do funcionamento do ORASIM:
Gostou da ferramenta? Disponibilizamos a versão interativa, neste link, para que ajude na sua jornada de DBA.
O ORASIM é um simulador composto por duas partes, uma console onde é selecionado a opção desejada e o log dos eventos são apresentados, e a outra é a parte gráfica que simula em forma de animação o que está sendo processado.
Componente 1 – Parte da console
Quando o ORASIM é aberto, a primeira coisa que precisa ser feito é iniciar a conexão com o banco de dados, em seguida os seguintes comandos serão disponibilizados: SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE, COMMIT e ROLLBACK.
Componente 2 – Parte gráfica/animação
É basicamente uma ilustração simplificada da arquitetura do SGBD Oracle. Quando executamos algum comando na console, é apresentado através de uma animação o que acontece internamente no banco de dados, com um passo a passo detalhado, eu costumo dizer que é ver o banco de dados processando em câmera lenta, cada uma das etapas até concluir a requisição que foi solicitada.
Além disso, alguns componentes quando clicamos, possui uma breve descrição das suas funcionalidades. Mas confesso que ainda está faltando finalizar, quem tiver interesse em ajudar de forma comunitária a melhorar a ferramenta, é só entrar em contato (gilson.pmartins@gmail.com).
Gostou da ideia? Então não deixe de acessar o [ link do ORASIM ] e brincar com essa ferramenta, ela está disponibilizada de forma gratuita e online.
E para finalizar o post, quero reforçar que este foi um projeto de TCC que eu idealizei em 2016, após alguns anos realizando treinamentos e workshops sobre a arquitetura do Oracle, além de muita dedicação e esclarecimentos de forma didática a outros profissionais sobre o funcionamento e mecanismos do SGBD Oracle. Isso tudo ajudou muito na consolidação dessa ferramenta, eu gostaria de conseguir finalizar e até desenvolver mais coisas, porém, atualmente o tempo está cada vez mais curto, então reforço que quem tiver interesse em ajudar no desenvolvimento, é só entrar em contato, porque ideia pra continuar eu tenho e são muitas rs. #Quem gosta de ensinar, nunca para.
Gostou do contúdo?
Acesse nossos outros posts clicando aqui ou acesse e se inscreva em nosso canal
Então é isso, obrigado para você que chegou até aqui! Um abraço!
Gilson Martins.