Série Ferramentas Gráficas – Oracle GoldenGate Microservices Architecture (OGG MA) – PARTE II

Nesta série de posts, irei abordar um assunto que as vezes ainda é polêmico para muitos profissionais que trabalham com o Oracle GoldenGate, as ferramentas gráficas.

Será que vale a pena investir tempo e dinheiro para adquirir esses conhecimentos? Quais são os prós e contras destas ferramentas, quais as principais vantagens e desvantagens? E qual a tendência para os próximos anos?

E neste último capítulo é onde falo sobre o tão “misterioso” mundo dos microserviços, isso mesmo, o GoldenGate agora tem  uma nova arquitetura chamada de OGG MA (Oracle GoldenGate MicrosServices Architecture), aliás, já faz um tempo que existe, entretanto, por experiência (única e exclusivamente minha..rs), tenho notado que o assunto começou a chegar no Brasil na metade do ano passado, mas muitos profissionais ainda tem dúvidas ou não entendem muito bem os detalhes, como ela funciona e porque ela foi criada.

Capítulo 1 – OGG Studio

Capítulo 2 – OGG Monitor

Capítulo 3 – OGG Plug-in for Oracle Enterprise Manager

Capítulo 4 – OGG Veridata

Capítulo 5 – OGG MA (Oracle GoldenGate Microservices Architecture) – PARTE I

                     OGG MA (Oracle GoldenGate Microservices Architecture) – PARTE II

Capítulo 5 – OGG MA (Oracle GoldenGate Microservices Architecture) – Parte II

Esta é a Parte II do capítulo 5 e vamos falar sobre a comparação do Oracle GoldenGate utilizando Arquitetura Clássica e a Arquitetura de Microserviços, se não viu a Parte I clique aqui.

PARTE II – Comparando OGG Arquitetura Clássica vs Microserviços


A pergunta mais comum que vem na cabeça provavelmente deve ser, a Arquitetura de Microserviços vai substituir Arquitetura Clássica? E a resposta talvez seja, sim e não, mas vou explicar o porque.

  • Sim, provavelmente sim, porque é uma tendência muito grande por parte da Oracle de utilizar ela como a principal solução para ambientes Oracle, principalmente quando falamos em Cloud.
  • Não, para os ambientes heterogêneos, porque não funciona pra eles, então a Arquitetura Clássica ainda será utilizada para ambientes onde o banco de dados não é Oracle, e soluções assim tem crescido bastante.


Agora o que tem de tão diferente entre essas arquiteturas? Vamos recapitular rapidamente como é a Arquitetura Clássica na imagem a seguir, onde os principais componentes são:

  • Manager Process
  • Extract Process
  • Data Pump Process
  • Server Collector Process
  • Replicat Process
  • Trail Files
  • GGSCI
 


Um detalhe importante é notar que na Arquitetura Clássica é necessário instalar o Oracle GoldenGate em cada um dos ambientes (origem e destino), e para cada instância/instalação a forma te interação é sempre com a linha de comando GGSCI.

Para a Arquitetura de Microserviços (OGG MA), vemos que alguns dos processos já não existem mais, e são eles:

  • Manager Process
  • Data Pump Process
  • Server Collector Process
  • GGSCI
 


E neste caso a forma de interação é centralizada, usando interface gráfica via browser (HTTPS) e também através de chamadas REST, onde é possível integrar com outras ferramentas externas.

Na imagem a seguir, temos um comparativo das duas arquiteturas onde é possível notar quais processos são equivalentes entre ambas:


A arquitetura de Microserviços suporta apenas banco de dados Oracle, mas é possível utilizar um setup onde a origem seja a arquitetura clássica heterogênea e replicar para o destino com uma arquitetura OGGMA com Oracle ou o inverso, que seria uma origem com OGGMA e o destino OGG Clássico com um banco de dados heterogêneos.

Então é isso, chegamos no fim deste artigo, mas isso não é o fim dos recursos que essa ferramenta possuí, na verdade é só o começo e uma pequena introdução. O Oracle GoldenGate Microservices Architecture, embora já foi lançado em alguns anos e está mais difundido “lá fora”, ainda é novidade pra muita gente aqui do Brasil e acho que ainda da pra contar as empresas que tem implementado em produção, se você já implementou, me conta mais sobre isso! E pra quem está conhecendo agora, não perca tempo para se atualizar e sair na frente do mercado de trabalho!

Em breve, falarei sobre mais uma evolução do OGG e na nuvem, chamado de Oracle Cloud Infrastructure GoldenGate (OCI OGG).

Fiquem Ligados!

Documentação:

https://docs.oracle.com/en/middleware/goldengate/core/19.1/index.html


A GoldenGateBR é a primeira empresa a lançar um Treinamento de OGG MA aqui no Brasil, e claro em português! Quer saber mais? Clique aqui.



Gostou do Post? Acesse nossos outros posts clicando aqui ou acesse e se inscreva em nosso canal!

Obrigado Pessoal e até a próxima!

Abs,

Gilson Martins.

Replique conhecimento com o mundo!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter

Replique conhecimento com o mundo!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter
plugins premium WordPress