Nesta série de posts, irei abordar um assunto que as vezes ainda é polêmico para muitos profissionais que trabalham com o Oracle GoldenGate, as ferramentas gráficas.
Será que vale a pena investir tempo e dinheiro para adquirir esses conhecimentos? Quais são os prós e contras destas ferramentas, quais as principais vantagens e desvantagens? E qual a tendência para os próximos anos?
E no último capítulo irei falar sobre o tão “misterioso” mundo dos microserviços, isso mesmo, o GoldenGate agora tem uma nova arquitetura chamada de OGG MA (Oracle GoldenGate MicrosServices Architecture), aliás, já faz um tempo que existe, entretanto, por experiência (única e exclusivamente minha..rs), tenho notado que o assunto começou a chegar no Brasil na metade do ano passado, mas muitos profissionais ainda tem dúvidas ou não entendem muito bem os detalhes, como ela funciona e porque ela foi criada.
A seguir está a lista das ferramentas e a ordem dos próximos posts:
Capítulo 3 – OGG Plug-in for Oracle Enterprise Manager
Capítulo 5 – OGG MA (Oracle GoldenGate Microservices Architecture) – PARTE I
OGG MA (Oracle GoldenGate Microservices Architecture) – PARTE II
Capítulo 3 – OGG Plug-in for Oracle Enterprise Manager Cloud Control (EMCC)
Neste capítulo, iremos falar sobre o Oracle GoldenGate Plug-in para o Enterprise Manager Cloud Control (EMCC). A monitoração e administração dos processos do GoldenGate ainda é um assunto bem discutido e existe muitas dúvidas e questões de como é a melhor forma de fazer isso. Muitas empresas acabam criando soluções caseiras ou um pouco mais sofisticadas como por exemplo, utilizando Zabbix e Grafana (confira essa solução da GGBR aqui). No post anterior falamos sobre o OGG Monitor e neste iremos falar sobre o Plug-in para o OEM.
O Oracle Enterprise Manager é uma ferramenta que tem sido melhorada a cada ano, sendo utilizada principalmente para monitorar os bancos de dados, e além disso ela não se limita apenas a produtos Oracle, existem muitos outros bancos e sistemas operacionais que podem ser monitorados por ela, mas não vamos entrar nesse assunto neste artigo, vamos focar apenas no OGG.
Com o OEM é possível adicionar todos os componentes que se deseja monitorar, criar métricas, thresholds, alarmes, envio de emails e muitas outras coisas. Dentro deste escopo, é possível integrar os processos do GoldenGate, onde é utilizado um Plug-in com o OEM para adminsitrar e monitorar todos os processos do GoldenGate através desta interface gráfica, e pode ser utilizando tanto para a Arquitetura Clássica quanto a Arquitetura de Microserviços (OGG MA). E antes que pergunte, sim, é necessário ter uma licença adicional para poder utilizar esse plug-in que está contemplada no pacote chamado “Oracle GoldenGate Management Pack“. Para saber mais sobre o OGG Management Pack clique aqui.
Um delhta importante é que a configuração do OEM Plug-in é válida pra cada instalação do GoldenGate (chamamos também de instance), ou seja, todos os processos de cada instance do OGG podem ser monitoradas através do OEM.
O OEM Plug-In possibilita realizar as seguintes ações:
- Monitorar visualmente as métricas atuais do Oracle GoldenGate e as tendências históricas.
- Gerar alertas automáticos e incidentes quando os limites são violados.
- Iniciar, parar, excluir e reiniciar processos individuais.
- Visualizar e modificar os arquivos de configuração existentes.
- Visualizar os logs de erro, ggserr.log, arquivos de report (*.rpt) e arquivos de discard (*.dsc)
- Auditar o acesso do usuário ao plug-in EM privilegiado e aos recursos de segurança no nível da instância para a criação do usuário.
O plug-in OGG OEM coordena o monitoramento de várias instâncias do OGG (Classic e Microsserviços). O plug-in OGG OEM processa informações do EM Agent, que por sua vez obtém as informações do Oracle GoldenGate Monitore agentes (se instância Classic) ou de GoldenGate REST APIs (se Arquitetura de microsserviços).
Na imagem abaixo podemos verificar os processos do GoldenGate utilizando a Arquitetura Clássica e utilizando recursos avançados como o Replicat Parallel e Coordinated.
Nesta imagem podemos verificar os processos do GoldenGate utilizando a Arquitetura de Microserviços (OGGMA – Microservices Architecture), onde todos os serviços são suportados: Administration Server, Service Manager, Distribution Server, Performance Metrics Server, Receiver Server, juntamente com todos os Extract e Replicats. A interface é bem intuitiva e usa o formato de árvore para fazer para navegas pelos processos.
No OGG MA não é necessário instalar o OGG Monior Agent porque já integra diretamente com o OEM através das REST API’s
Monitoração, Alertas e Métricas
O OEM Plug-in para o OGG utiliza as funcionalidades avançadas de incidentes e alertas do Enterprise Manager. Os alertas podem enviar notificações automaticamente e ser customizado para integrar com sistemas externos quando uma condição específicada é atingida para um determinado componente do OGG, como por exemplo uma infraestrutura baseada em SNMP, e-mail e integração de linha de comando (CLI). Além disso, oferece muitas opções de configuração para definir os alertas para dezenas de métricas e definições baseadas em erros, é possível também configurar um intervalo de tempo para o envio das notificações dos alertas.
O plug-in OGG OEM fornece uma lista abrangente de métricas, incluindo status dos processos, lag, número de inserts, updates e deletes, e posição do checkpoint.
Automatic end-to-end solution discovery: Quando os processos do OGG são iniciados, os agentes interagem com o OEM Plug-in enviando as informações de todos os componentes para o OEM para que sejam apresentadas graficamente como diagrama de fluxo, tudo de forma automática, e caso seja criados ou removido os processos, os agentes são responsáveis por transmitir e apresentar essas atualizações para o OEM.
Customizable Views: Como complemento do recurso de descoberta automática, é possível personalizar a forma como as informações serão visualizadas. Sendo possível “clicar e arrastas” vários componentes do GoldenGate em uma única visualização e compartilhar esse com outros usuários, como se fosse um dashboard.
GoldenGate RESTful APIs: O Management Pack para o Oracle GoldenGate inclui as APIs RESTful GoldenGate. Isso inclui dezenas de métricas como tempos de CPU, bytes de I / O, estatísticas de cache, etc., e está disponível em várias plataformas como Windows, Linux, Unix e zOS.
Para saber mais sobre o licenciamento destas ferramentas gráficas, verifique no Oracle Technology Global Price List (Setembro/2020):
https://www.oracle.com/assets/technology-price-list-070617.pdf
Documentação:
- Oracle GoldenGate Plug-in for EMCC
- Oracle GoldenGate Plug-in for EMCC Release 13c (13.2.2)
- Getting Started with Enterprise Manager Plug-In for Oracle GoldenGate
Gostou do Post?
Tem dúvidas ou gostaria de saber mais sobre algum outro assunto?
Deixe o seu comentário abaixo que responderemos você!
Quer saber mais? Acesse nossos outros posts clicando aqui ou acesse e se inscreva em nosso canal!
Abs,
Gilson Martins.