Entre os dias 17 e 20 de Outubro de 2022, ocorreu o maior evento mundial da Oracle, o Oracle Cloud World 2022 (OCW22). E dentre tantos assuntos apresentados, este post vai focar no lançamento e novidades do Oracle GoldenGate, que é uma ferramenta de mercado com mais de 25 anos de especialização em migração e replicação de dados.
Para quem viu o meu último post, vai entender o porque o Oracle Golden 23c está chegando “com tanta força e mudanças”. Se você não viu ainda, confira nesse link, ele apresenta as principais mudanças e melhorias do OGG desde a versão 10g até a 21c.
E já vou adiantar que de todas as novidades apresentadas no OCW22, a principal delas é que a partir da versão 23c, a Arquitetura de Microserviços será a única disponível, por isso é muito importante agora entender as diferenças entre o OGG Classic e OGG Microservices Architecture, porque os fundamentos são os mesmos (capture e entrega de dados), entretanto como manipulamos/gerenciamos a transferência dos dados é o ponto chave.
Este post foi dividido em 3 partes, porque o assunto ficou extenso e desta forma ficou melhor a leitura para conseguir explicar razoavelmente cada assunto. Irei fazer comentários e também traduzir algumas coisas, sobre um post “Os Seis Principais Anúncios de OGG no OCW22”, a versão original (em inglês) você pode acessar clicando neste link.
A última parte, para fechar com chave de ouro (rsrs…) será focada na mudança de arquitetura do OGG, onde trago pontos importantes sobre o que irá mudar, o que será descontinuado e principalmente como iremos trabalhar com o OGG daqui pra frente.
PARTE I
- 1. Mais de 30 novas origens e destinos para OCI GoldenGate
- 2. Novo serviço de nuvem OCI GoldenGate Stream Analytics totalmente gerenciado
- 3. Certificação do GoldenGate para migrações online do MongoDB
- 4. Novos preços de baixo custo para destinos de Big Data
- 5. GoldenGate Gratuito
- 6. Lançamento do programa beta para GoldenGate 23c
- Comparação entre OGG Arquitetura Clássica e Arquitetura de Microserviços
- GoldenGate Arquitetura Cássica será descontinuado
- GoldenGate Arquitetura de Microserviços será a única a partir da versão 23c
Os Seis Principais Anúncios do Oracle GoldenGate no Cloud World 2022
1. Mais de 30 novas origens e destinos para OCI GoldenGate
Poucos ainda conhecem essa grande novidade da Oracle, o Orale Cloud Infrastructure GoldenGate (OCI GG) que foi lançado em Maio de 2021, confira nesse link. Este é um serviço de OGG na nuvem da Oracle cujo licenciamento já inclui valor de consumo/utilização, ou seja, não é necessário ter uma máquina, fazer instalação de binários, se preocupar com aplicação de patches, etc., basta ter uma conta Oracle Cloud e fazer o deploy do serviço.
Para quem já atua com Cloud e quiser ter uma idéia rápida de como encontrar esse serviço, a imagem abaixo apresenta a interface da OCI com a localização do serviço OCI GoldenGate:
Após selecionar GoldenGate, essa é a tela principal de administração do OCI GG onde é realizada a administração, configuração e criação dos deploys.
Parece bem interessante não é mesmo? É com certeza é! Se você quiser saber mais detalhes sobre o OCI GG e tem dúvidas, deixe o seu comentário, pois em breve terá um post apenas sobre esse assunto.
Agora vamos falar da novidade anunciada no OCW22. Após o OCI GG ser lançado no ano passado, a quantidade de ambientes suportados era muito pequena e voltado para banco de dados Oracle. Mas agora isso mudou, foram adicionados mais de 30 novas possibilidades de integração entre origem e destino, com várias tecnologias e plataformas de dados, como: ambientes não-Oracle, serviços de nuvem multi-cloud e mensageria, armazenamento em Data Lakers e outros File Systems, conforme apresentado na imagem abaixo.
Da mesma forma que o OGG on-premises é amplamente usado para diversos tipos de migração e replicação, o serviço OCI GG agora também pode ser usado com mais amplitude e possibilidades para ambientes não Oracle e Multi Cloud.
Desta forma, agora será possível realizar integrações de dados em tempo real de forma muito mais simples, rápida e econômica com qualquer uma das plataformas de dados mais populares do mercado, sendo a única solução em nuvem totalmente gerenciada a fornecer suporte para integração de dados em tempo real para essa variedade de plataformas.
Para saber mais sobre as novas plataformas de dados suportadas pelo OGG, clique aqui: Announcing support for 30+ new heterogeneous data platforms in OCI GoldenGate
Para saber mais sobre o OCI GG, veja a documentação oficial clicando neste link: Oracle Cloud Infrastructure GoldenGate
2. Novo serviço de nuvem OCI GoldenGate Stream Analytics totalmente gerenciado
Agora o GG Streams Analytics está disponibilizado como serviço na nuvem, com o nome OCI GoldenGate Stream Analytics, e faz parte da família de produtos Oracle GoldenGate. Proporcionando todos os benefícios nativos da OCI como: instalação, aplicação de patches, gerenciamento e dimensionamento automáticos, desta forma, tornando mais simples a utilização, sem precisar se preocupar com a administração do Apache Kafka e Apache Spark para o tempo de execução do processamento de stream, tudo é cuidado de forma transparente com a utilização do serviço de nuvem da Oracle.
Os clientes podem simplesmente criar uma nova implantação do Stream Analytics e começar a usar o aplicativo imediatamente. Assim, esse novo serviço proporciona uma experiência simples e fácil para começar rapidamente com análises de fluxo e processamento de dados em tempo real.
Para saber mais sobre o OCI GoldenGate Stream Analytics (OCI GGSA), clique aqui.
3. Certificação do GoldenGate para migrações online do MongoDB
Com essa novidade, o GoldenGate agora é certificado para oferecer suporte a migrações on-line e automatização do banco de dados MongoDB para qualquer tecnologia suportada pelo OGG. Essa é uma novidade bem interessante porque o MongoDB atualmente está no top 5 dos bancos de dados mais utilizados no momento, confira aqui.
Essa novidade permite que os clientes consigam migrar para versões mais modernas do MongoDB ou bancos de dados compatíveis com o Mongo (como Azure CosmosDB) ou para repositórios de documentos compatíveis com Oracle Cloud, como Autonomous Transaction Processing e Autonomous JSON Database. A imagem a seguir ilustra esse novo universo de possibilidades:
Para saber mais sobre migração online de MongoDB utilizando o Oracle GoldenGate, clique aqui: Oracle GoldenGate is Certified for Online MongoDB Migrations.
Se você gostou desse post, comente, compartilhe e deixe as suas dúvidas que eu respondo assim que possível.
Fique ligado! Na próxima semana sairá a Parte II.