Entre os dias 17 e 20 de Outubro de 2022, ocorreu o maior evento mundial da Oracle, o Oracle Cloud World 2022 (OCW22). E dentre tantos assuntos apresentados, este post vai focar no lançamento e novidades do Oracle GoldenGate, que é uma ferramenta de mercado com mais de 25 anos de especialização em migração e replicação de dados.
Este post é a PARTE II de uma sequência de 3 partes, conforme detalhado abaixo:
PARTE I (não leu? clique aqui)
* 1. Mais de 30 novas origens e destinos para OCI GoldenGate
* 2. Novo serviço de nuvem OCI GoldenGate Stream Analytics totalmente gerenciado
* 3. Certificação do GoldenGate para migrações online do MongoDB
PARTE II
* 4. Novos preços de baixo custo para destinos de Big Data
* 5. GoldenGate Gratuito
* 6. Lançamento do programa beta para GoldenGate 23c
* Comparação entre OGG Arquitetura Clássica e Arquitetura de Microserviços
* GoldenGate Arquitetura Cássica será descontinuado
* GoldenGate Arquitetura de Microserviços será a única a partir da versão 23c
Neste post eu vou comentar e também traduzir algumas coisas, sobre um post que fala sobre o Top Seis Principais Anúncios de OGG no OCW22, e a última parte será sobre a mudança na arquitetura. A versão original (em inglês) você pode acessar clicando neste link.
Os seis principais anúncios do Oracle GoldenGate no Cloud World 2022
4. Novos preços de baixo custo para destinos de Big Data
Essa novidade eu considero uma das mais importantes para o futuro e aumento da utilização do GoldenGate for Big Data. Para quem já está familiarizado com essa integração/ingestão de dados, sabe que o licenciamento do OGG for Big Data é um dos mais caros, embora tenha suporte para vários ambientes de destino, nem sempre muitos são utilizados o que torna o licenciamento bem salgado. Porém… isso até o OCW22.
Mas antes de seguirmos em frente, vamos recapitular algumas informações que valem a pena sabermos, porque poucos profissionais sabem que o OGG for Big Data surgiu em 2015 e na época suportava apenas HDFS, Hive e Kafka, sendo a primeira tecnologia de replicação para Big Data. Desde então, outras 25 tecnologias big data foram adicionadas no ambiente de destino, e algumas na origem, como: JMS, Kafka, Cassandra e MongoDB.
Mesmo com esta evolução da ferramenta, o licenciamento continuou sendo do produto OGG for Big Data independente do ambiente de destino, ou seja, todas as 30 tecnologias que são suportadas atualmente, estão na mesma licença (all-in-one) com valor de $20.000 (dólares) por processador. Para as empresas que fazem replicações com diversas tecnologias big data, isso é ótimo! Mas para as empresas que utilizam apenas uma ou duas tecnologias, por exemplo, o licenciamento fica bem caro.
Baseado nisso, essa grande novidade e flexibilidade que a Oracle trouxe no OCW22 é que agora será possível realizar o licenciamento individual para cada ambiente de destino, com o nome de “Oracle GoldenGate for Big Data Targets“, sendo significativamente mais barato do que o licenciamento atual (all-in-one), custando $7.500 (dólares). E já está disponível no Oracle Technology Global Price List, com data de 11 de Outubro de 2022, abaixo tem um print destacando essa parte do documento.
Para exemplificar melhor, vou usar como exemplo alguns dos clientes da GGBR, onde a origem é Oracle, e o destino usamos o OGG for BigData para replicar dados para o Kafka e Azure Data Lake. Atualmente é pago a licença “all-in-one”, mas com essa novidade agora poderá ser pago apenas as duas licenças, dentro do OGG for Big Data Targets, sem a necessidade de licenciar outras tecnologias desnecessárias. Desta forma, reduzindo o custo, pagando só pelo que realmente será utilizado, muito legal isso não é mesmo?! Caso sua empresa precisar de ajuda em como ajustar essas licenças, entre em contato com a GGBR que daremos todo o apoio!
Massssss um detalhe, essa mudança é apenas para quem tem OGG on-premises, pois para quem utiliza o OCI OGG, a cobrança segue os padrões de subscription/utilização de Cloud.
Para saber mais sobre os detalhes no novo licenciamento, clique aqui: GoldenGate for Big Data Targets
5. GoldenGate Gratuito
De todas as novidades, essa aqui sem dúvidas é a que mais tem sido falada por todos os profissionais nas últimas semanas, mas segurem as emoções (rsrs), porque ainda não foi lançado oficialmente. Está apenas divulgado que teremos o GoldenGate Free em breve, e previsto para o 4° trimestre de 2022. Eu até segurei esse artigo pra ver se a Oracle lançava algo, porém, acho que está um pouco atrasado. Mas de qualquer forma, essa novidade é excelente, principalmente para quem está buscando aprender e fazer pequenas provas de conceitos (POC).
O GoldenGate Free é oferecido com a licença de uso gratuito da Oracle (para mais detalhes clique aqui: Oracle’s free use license) a qual permite o uso ilimitado do software por tempo indeterminado, para todos os ambientes, incluindo desenvolvimento, homologação e produção, com TODAS as funcionalidades e recursos liberados! Será disponibilizado no formato de um container Oracle Docker, pré-criado sem a necessidade de fazer qualquer instalação, já vem tudo pronto para fazer o deploy em ambientes on premises, OCI ou outras plataformas Cloud. A imagem abaixo ilustra alguns de detalhes de como será disponibilizado e como deve ser utilizado:
Entretato, existem limitações (sempre tem rs), e neste caso a limitação é que a utilização do OGG Free deve ser em banco de dados menores que 20 GB, e disponível apenas de Oracle para Oracle, mas existem planos para as novas releases com relação ao suporte de outros ambientes, incluindo ambiente não Oracle e big data. Além disso, o suporte só pode ser feito por meio de fóruns da comunidade (e por nós da GGBR também =D), e não terá apoio do suporte da Oracle (MOS – My Oracle Support), também não poderá interagir/replicar dados com outros OGGs licenciados.
Apesar dessas limitações, a ideia de poder testar a ferramenta, seus recursos e funcionalidades, antes de adquirir de fato o licenciamento, é uma novidade excelente, porque é possível realizar testes e pocs antes de decidir a aquisição.
Uma dos principais objetivos da Oracle com o OGG Free pelo que da pra notar, é que estão tentando deixar a ferramenta mais acessível e de fácil utilização, ajudando além dos DBAs que estão se especializando, criando e testando soluções, os outros profissionais, como desenvolvedores, instrutores, arquitetos, engenheiro de dados, etc., onde conseguirão fazer o deploy e focar apenas na criação das replicações, sem ter que se preocupar muito com os detalhes técnicos da ferramenta.
Vale uma ressalva, para quem já tem alguma experiência com OGG, deve concordar que frases como: “O OGG não está replicando“, “O processo está RUNNING e SEM LAG, mas não faz nada” ou ainda “O processo ABENDOU, e agora onde eu olho?” e por aí vai… deve aumentar consideravelmente (rsrs).
Para saber mais sobre o OGG Free, clique aqui: Announcing Oracle GoldenGate Free
6. Lançamento do programa beta para GoldenGate 23c
E por último, mas não menos importante, principalmente porque nós da GGBR nos inscrevemos e vamos participar do programa beta da nova versão principal, o GoldenGate 23c, será a próxima versão de suporte de longo prazo da plataforma GoldenGate e será responsável pelo lançamento de uma ampla gama de novos recursos inovadores (estamos ansiosos para colocar a mão nisso!!). Neste programa, os participantes poderão ter acesso antecipado da ferramenta (on-premises ou Cloud) e poderão experimentar e testar novos recursos e integrações.
E em breve poderei falar que trabalhei com todas as versões de OGG em ambientes de produção =D, inclusive desde a versão 10.4 que não está na imagem e já foi descontinuada a muito tempo.
Abaixo, está a lista divulgada com alguns dos novos recursos, mas de acordo com a Oracle, há uma lista muito, muito longa para o GoldenGate 23c.
Oracle Database 23c support | Uma longa lista de integrações profundas com o DB 23c |
Simplified 99.999% High Availability | Malha de serviço sem compartilhamento para topologias HA/DR |
Online App Upgrades with EBR | Suporte DDL online durante as atualizações |
Streaming Event Service | Novo protocolo de streaming Pub/Sub para aplicativos orientados a eventos |
Usability and User Experience | Microsserviços atualizados UX e Web Studio orientado a receitas |
Security enhancements | Mais recursos de criptografia, cofre, identidade e SSO |
Observability enhancements | AWR, integridade e diagnósticos bastante simplificados |
Performance and Resiliency | novas áreas de paralelismo, mais CDR automático, mais automação |
Para saber mais sobre o Programa Beta OGG 23c, clique aqui: GoldenGate 23c and an invitation to the Beta program
Se você gostou desse post, comente, compartilhe e deixe as suas dúvidas que eu respondo assim que possível.
Fique ligado! Na próxima semana sairá a Parte III.