Em 2008 foi quando esse conceito “Data Sciente” ou “Ciência de dados” foi amplamente difundido. A posição de cientista de dados foi criada pela necessidade de haver profissionais de dados qualificados para organizar, catalogar e estudar grandes e complexas quantidades de dados, as transformando em produtos, estatísticas e informações.
Segundo o site da IBM temos uma ótima definição “O termo “cientista de dados” foi cunhado em 2008, quando as empresas perceberam a necessidade de profissionais de dados qualificados para organizar e analisar grandes quantidades de dados. Em um artigo de 2009 da McKinsey&Company, Hal Varian, economista-chefe do Google e professor de ciências da informação, negócios e economia, previram a importância de se adaptar à influência da tecnologia e reconfiguração de diferentes indústrias.”
Os insights que a ciência de dados gera ajudam as organizações a aumentar a eficiência operacional, identificar novas oportunidades de negócios e melhorar os programas de marketing e vendas, entre outros benefícios.
E você, já está estudando o tema?
#EquipeGGBR