Então você quer ser um DBA Oracle? – PARTE III

E a pergunta continua… Como conseguir uma vaga como DBA Oracle?

Conseguir uma oportunidade na área de banco de dados como DBA Oracle, seja estagiário ou júnior, é uma tarefa bastante complicada, principalmente pelo fato de que as empresas exigem diversos pré-requisitos e experiências, porém, é muito difícil adquirir esses pré-requisitos para quem nunca trabalhou como DBA Oracle.

Então o que fazer? Este artigo foi desenvolvido justamente pensando nas pessoas que se encontram nesta situação.

Mas antes de continuar, gostaria de comentar que a ideia deste artigo surgiu devido a alguns e-mails e contatos por Skype que eu recebi nos últimos meses sobre este assunto. Muitas pessoas me procuraram pedindo dicas e orientações para conseguir uma oportunidade como DBA Oracle, e algumas também relataram várias dificuldades nesta “missão quase que impossível”. Pois bem, vamos tentar tornar essa “missão possível” sem precisar de milagres…rs

Se você não leu os meus dois artigos anteriores com o tema “Então você quer ser um DBA Oracle?” Recomendo fortemente ler, porque possui vários assuntos introdutórios e orientações para quem está começando na área de banco de dados, independente de qual banco, além de passar uma visão consistente sobre o que um DBA faz e o que ele não faz.

Segue os links:

Então você quer ser um DBA Oracle? – PARTE I

Então você quer ser um DBA Oracle? – PARTE II


Este artigo está direcionado mais especificamente para quem está procurando adquirir conhecimentos para se tornar um DBA Oracle. Nesta altura do campeonato eu já suponho que você já tenha um banco de dados Oracle instalado, configurado e pronto para ser utilizado.

Como nos outros artigos, tudo que escrevo é baseado única e exclusivamente na minha experiência pessoal e profissional de anos de atuação como DBA Oracle. Também conversei com alguns amigos que também atuam como DBA Oracle, afim de trocar experiências e elaborar um artigo que pudesse cobrir o máximo possível de dúvidas e dificuldades que todos nós já passamos um dia quando iniciamos nossa carreira.

Eu desenvolvi alguns pré-requisitos mais específicos que podem ser usados como Guia de Estudos, e principalmente manter o foco nessa “missão possível” em busca de uma vaga como DBA Oracle. Falo isso, porque quando estamos aprendendo algo novo e por falta de experiência, perdemos muito tempo fazendo pesquisas no Google, lendo artigos, livros e afins, de assuntos que muitas vezes não estamos preparados e/ou não temos o conhecimento necessário para absorver todas as informações naquele momento. Portanto, o objetivo do Guia de Estudos “Então você quer ser um DBA Oracle?”, o que será apresentado aqui, é manter o foco nas pesquisas e usar o nosso tempo de estudos com mais eficiência.

Mas isso não quer dizer que você não tenha que fazer pesquisas, ler artigos, livros e tudo mais, muito pelo contrário, você deve fazer isso sim, mas claro que com o apoio do Guia de Estudos, será mais fácil saber sobre o que estudar/pesquisar.

Tudo que foi comentado até agora é justamente para ajudar a responder a pergunta inicial “Como conseguir uma vaga como DBA Oracle?“. Eu estou escrevendo 3 (três) dicas muito importantes:

 Dica – 1

Caso você já trabalhe em uma empresa que tenha uma área específica de banco de dados e claro DBAs, tente se integrar mais com as pessoas desta equipe para fazer amizade e demonstre interesse em entrar na área, solicite conselhos/orientações para eles do que estudar, mas não seja inconveniente e procure não fazer perguntas tão óbvias, isso além de baixar a sua moral, coloca em check sua capacidade para se tornar um DBA Oracle, parece um pouco grosseiro falando assim, mas de fato é o que realmente acontece. Então para evitar situações como esta, leia, estude, pesquise um pouco antes de sair perguntando, caso contrário, no mínimo você será visto como preguiçoso e folgado.

Para ser DBA Oracle, uma regra fundamental é saber se virar sozinho, saber pesquisar as suas dúvidas, dificuldades, buscar na documentação e manuais, a base teórica que podem trazer as respostas que você precisa, por isso avalie tudo e principalmente, PARE, RESPIRE fundo e PENSE um pouco, não se desespere, avalie todas as informações que você já adquiriu. Depois de tudo isso, caso ainda não consiga chegar a uma conclusão, talvez seja o momento de pedir ajuda para alguém mais experiente, mas veja que neste momento, você já terá coletado muitas informações e adquirido conhecimento (know-how) sobre o assunto/problema em questão.


#   Dica – 2

Esta segunda dica pode ser feita em paralelo ou independente da primeira. Faça um curso oficial da Oracle para tirar as certificações OCA e OCP. Com elas em mãos você terá muito mais chances de entrar na área. Entretanto, as certificações não garantem que você terá todos os pré-requisitos necessários para realizar as atividades de um DBA, mas já é um grande passo para entrar na área e chamar a atenção das empresas, pois, demonstra que você está empenhado, que já estudou algum tempo Oracle, e isso faz muita diferença.

Não se apegue muito aos famosos simulados, sim eles ajudam muito durante a preparação para as provas, isso é fato, porém, o que realmente faz a diferença é você ter a certeza que está entendendo os assuntos e conceitos que está estudando, e não simplesmente decorando algumas perguntas e respostas, que na prática e principalmente no seu dia-a-dia como DBA, serão pouco ou quase nada úteis. Outro ponto é, estude pra valer a arquitetura do banco de dados Oracle, não tenha pressa, vá com calma, estudar as principais estruturas de memória e como elas funcionam.

Este assunto de certificação, sempre é polêmico, pois muitas vezes caímos na discussão, o que é mais importante, ter a certificação ou experiência? Pela minha própria experiência pessoal/profissional, eu respondo que o mais importante é ter os dois. Por muitos anos eu defendi que a experiência é mais importante, e de fato ela é, porque não adianta você ter a certificação e não saber fazer nada, concordam? Mas a certificação ajuda muito, além de ser bem vista no mercado de trabalho. Mas o principal fator e motivador na minha opinião, para buscar uma certificação, principalmente para quem já é DBA Oracle e não possui, é que ela força você a estudar de forma mais abrangente, e a cobrir lacunas que muitas vezes são deixadas para trás, isso é compreensível, porque a nossa experiência é adquirida no dia-a-dia, e nem sempre nos lugares que trabalhamos possui todas as funcionalidades, configurações e implementações que o Oracle proporciona, e também muito conhecimento teórico e técnico são deixados de lado, porque as atividades já se tornaram mecânicas e as pessoas simplesmente sabem que tem que fazer isso ou aquilo, rodar esse e outro script e pronto, mas não conhecem a fundo o detalhe do que estão fazendo.

Eu trabalhei muitos anos sem ter a certificação, mas chegou uma hora que o próprio mercado começou a me cobrar, então enfiei as caras e comecei a estudar pra valer. Vou contar brevemente este desafio e os benefícios que me trouxe.

Já tinha feito os cursos oficiais uns anos antes, na época do 10g, e para a minha sorte ou não, eu só conseguiria tirar a OCP do 10g, e depois fazer a atualização para o 11g. Então tive que fazer todo o caminho para tirar a  certificação do 10g, foram 3 provas aos quais estudei constantemente por 2 meses. Depois resolvi estudar para tirar a OCA do 11g e fazer a atualização para a OCP (New Features 11g). Neste caso foi mais fácil, pois já tinha me adequado a planejar meus estudos para certificações, como: tempo, livros, simulados, anotações, revisões, etc. No total foram 5 provas que eu fiz em 4 meses, e sem dúvida o fato de eu já estar trabalhando na área há muitos anos, foi um grande diferencial. Neste período amadureci muito os conhecimentos que eu já tinha, mas o principal foi que eu aprendi muita coisa nova, muitas funcionalidades que poucas pessoas utilizam no dia-a-dia, devido a correria e a conspiração da inércia, mas que sem dúvida facilita muito a vida.

Depois disso, já atualizei o OCP para o 12c, tirei certificações de GoldenGate, e já estou atrasando novamente com o OCP, precisando atualizar para 19c, essa também é uma verdade sobre as certificações e suas versões, temos que estar em constante atualização e aprendizado.


#   Dica – 3

A partir de agora vou apresentar o Guia de Estudos “Então você quer ser um DBA Oracle?”. Eu elaborei uma lista de perguntas básicas, para você que está iniciando no mundo do banco de dados Oracle, possa se orientar e direcionar melhor seus estudos e conhecimentos sobre a arquitetura do banco de dados. Estas perguntas não são nenhuma regra, podem existir muitas outras similares ou não. Porém aborda um conjunto mínimo de conhecimentos que um DBA Oracle Júnior precisa ter. Então basicamente você deve ser capaz de respondê-las, não precisa ser necessariamente nesta ordem, e as respostas não precisam ser com um nível técnico de um especialista, claro que quanto mais você souber melhor, mas só o fato de entender o conceito e saber o que significa e/ou como funciona já é o suficiente para a nossa “missão quase que impossível”



# Guia de Estudos “Então você quer ser um DBA Oracle?”


  1. O que é uma Instância?
  2. O que é um banco de dados?
  3. Quais as principais estruturas de memória da Instância?
  4. Quais são os principais tipos de arquivos físicos do banco de dados?
  5. O que é uma tablespace? Quais são as default tablespaces?
  6. O que é e para que serve o Parameter File ( init.ora / spfile.ora )?
  7. O que é SGA? O que ela armazena? E quais os seus principais componentes?
  8. O que são os processos em background?
  9. O que é PGA? E o que ela armazena?
  10. O que é o processo servidor e o processo usuário, e como e por que eles existem?
  11. O que é e como funciona o Listener?
  12. O que é Role? O que é Sinônimo? Qual a diferença de um usuário e de um schema?
  13. Quais as diferenças dos privilégios do usuário e do sistema?
  14. O que é segment, extent e data block?
  15. O que é archive? Para que serve?
  16. Qual a diferença de UNDO e REDO?
  17. O que é RMAN e quais os tipos de backups que o Oracle possui?
  18. Qual a diferença de Restore e Recovery?
  19. Quais as principais ferramentas client para administração do DB Oracle?
  20. O que é PL/SQL? Qual a diferença de SQL e PL/SQL?
  21. O que são Oracle Advisors?
  22. O que é Oracle Data Guard?
  23. O que é Oracle Exadata?
  24. O que é CDB e Pluggable database?
  25. Quais as diferenças entre ASM e File System? Qual é o melhor e por quê?
  26. O que é Grid Infrastructure? Cluster? Oracle RAC?
  27. Porquê ter uma certificação Oracle?
  28. O que mudou na certificação em Oracle?
  29. O que é Cloud e quais serviços/produtos a Oracle oferece?
  30. É possível integrar um banco de dados Oracle com o mundo BigData? Como?


E a pergunta de ouro … rsrsrsrs O que é o Oracle GoldenGate?


Confira aqui: Oracle GoldenGate – Parte I




Quando você souber responder todas essas perguntas, será um grande avanço nessa jornada em busca de uma oportunidade como DBA Oracle, e sem dúvida uma base muito importante na sua carreira. Estas são informações que um DBA Júnior precisa ter noção, mesmo que não saiba a fundo, mas precisa ter o conhecimento para responder cada uma destas perguntas. Não se apresse, este Guia de Estudos, além do curso para tirar as certificações, é um material para no mínimo 6 meses de estudos semanais.


Após estar confiante e seguro de conseguir responder todas as perguntas do Guia de Estudos “Então você quer ser um DBA Oracle?”, você poderá amadurecer cada um dos tópicos abordados e também pesquisar novos assuntos relacionados, mas recomendo que até lá, não perca tempo com outras coisas, mantenha o foco neste guia.

Bom por enquanto é isso pessoal, encerro o terceiro post por aqui, caso você tenha mais dúvidas e/ou sugestões de novos posts, entre em contato conosco.



Forte abraço à todos!!

Acesse nossos outros posts clicando aqui ou acesse e se inscreva em nosso canal



Gilson Martins 

Então você quer ser um DBA? Parte III

Replique conhecimento com o mundo!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter

Replique conhecimento com o mundo!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter
plugins premium WordPress